Engenharia Elétrica


engenharia elétrica

O Brasil possui vários cursos de pós-graduação em Engenharia Elétrica, sendo que dois programas possuem nota máxima da Capes: o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As principais linhas de pesquisa dos cursos de mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica são eletrônica, automação, sistemas de energia elétrica, microeletrônica, eletrônica de potência, robótica, sistemas embarcados, processamento em tempo real, inteligência computacional, teleinformática, máquinas elétricas, sistemas de transmissão, telecomunicações, comunicação móvel, computação de alto desempenho, entre outras.

De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFRJ, professor Dr. José Manoel de Seixas, o pós-graduando em engenharia elétrica deve ter uma sólida formação básica, com forte capacidade de abstração e visão ampla da engenharia. No caso do programa da UFRJ, os alunos têm a oportunidade de participar de diferentes colaborações internacionais e muitos egressos trabalham hoje em indústrias nacionais e internacionais de grande porte. O professor José Manuel também destaca que a demanda por engenheiros elétricos é quase o dobro do que o Brasil forma, o que significa que há muito espaço para o crescimento da área no país.

Para o coordenador da pós da UFRJ, novas áreas vêm sendo criadas na engenharia elétrica com os sistemas móveis e integração de serviços, o que torna a área atraente para um público jovem e diversificado. “O momento é de boom na área. Há inúmeras oportunidades em engenharia elétrica e os salários estão aquecidos. O diferencial da pós científica ou profissional tem sido atraente para áreas tão diversas como telecomunicações, bancos e automação” – comenta o professor José Manuel. Os pós-graduados em Engenharia Elétrica são disputados pelas empresas, universidades e centros de pesquisa.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Sul

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Destaques