Engenharia Biomédica


aparelhos médicos

A Pós-Graduação em Engenharia Biomédica é uma das mais interdisciplinares que existe. Ela reúne graduados nas mais diversas áreas, como engenharia, informática, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, radiologia e educação física. As principais linhas de pesquisa são Instrumentação Médica, Processamento de sinais e imagens médicas, Reabilitação, Dispositivos Assistenciais, Bioengenharia e Ultrassom.

Existem poucos cursos de doutorado e mestrado em Engenharia Biomédica, no Brasil. Um deles é o da Universidade Mogi das Cruzes (UMC), cuja coordenadora, Annie France Frere Slaets, nos concedeu uma entrevista. Segundo Annie France, o programa da UMC conta com um corpo docente formado por doutores altamente qualificados nas áreas da saúde e engenharia, com cursos de pós-doutorados realizados nos melhores centros no Brasil e no exterior.

Sobre o mercado de trabalho, a coordenadora da pós da UMC relata que a abertura de novos cursos de graduação em Engenharia Biomédica provocou uma demanda por mestres e doutores nessa área. Além disso, os grandes hospitais necessitam de pessoal formado nessa área interdisciplinar, principalmente para orientar a aquisição de novos equipamentos, assim como sua instalação e manutenção. Quem se especializar nessa área também encontra mercado em indústrias que fabricam equipamentos médicos, odontológicos, de imagens e de reabilitação.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Destaques