Enfermagem


enfermagem

Atualmente, existem no país pouco mais de 50 programas de pós-graduação em Enfermagem, sendo que nenhum deles recebe nota máxima da Capes. Isso não significa a inexistência de ótimos cursos de doutorado e mestrado em Enfermagem. Os que merecem destaque são os programas de pós-graduação em Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo e Ribeirão Preto, e o da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ambas com nota 6 na última avaliação (2010).

As áreas de concentração mais encontradas nos cursos de mestrado e doutorado em Enfermagem no Brasil são Cuidado em Saúde e Enfermagem, Trabalho em Saúde e Enfermagem, Filosofia e Enfermagem, Educação e Enfermagem, Saúdo do Adulto, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem Fundamental e Enfermagem em Saúde Pública. Para quem não deseja seguir carreira acadêmica, há alguns Mestrados Profissionais em Enfermagem, que são voltados para a formação analítica e crítica de enfermeiros.

O mercado de trabalho para enfermeiros tem crescido muito no Brasil, o que causou uma grande oferta de cursos de especialização. Porém, vários cursos são ruins e visam apenas aproveitar a alta do mercado para lucrar. O Minha Pós recomenda os cursos de especialização em Enfermagem de programas de pós-graduação ou de instituições tradicionais na área da Saúde. O enfermeiro ou médico pode se especializar em Gerontologia, Enfermagem Hospitalar, Enfermagem Obstétrica, Gestão do Cuidado a Saúde, Atenção Psicossocial, Geriatria e Gerontologia, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Nefrologia, Educação em Enfermagem, entre outras áreas.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques