Pós-graduação em Educação


tecnologia educação

Existem no Brasil mais de 100 programas de pós-graduação em Educação, vários deles de referência internacional, como os da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Dentro dessa área existem alguns programas mais específicos, como doutorados e mestrados em Educação Agrícola, Educação Ambiental, Educação e Contemporaneidade, Educação e Tecnologia, Educação nas Ciências, Educação e Comunicação, entre outros.

As pesquisas e os estudos realizados nos cursos de pós-graduação em Educação são voltados principalmente para a relação da área com a cultura, a infância e adolescência, a tecnologia no ensino, a inclusão social, a história, a política, a psicologia e a formação de professores. Os temas mais recorrentes tratam do ensino a distância, o uso de tecnologias no ensino, como tablets e lousas digitais (imagem acima), e as práticas de ensino para surdos e/ou mudos.

A diversidade de cursos na pós-graduação stricto sensu também acontece no lato sensu. Os cursos de especialização em Educação focam diversos temas da área, destaque para Educação Infantil, Didática e Metodologia do Ensino Superior, Educação do Campo, Gestão Escolar, Libras, Educação Inclusiva, Mídias na Educação e Educação a Distância. Geralmente, os melhores cursos de especialização são realizados por programas de pós-graduação.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Destaques