Direito


Direito

Os cursos de pós-graduação em Direito ou Ciências Jurídicas são numerosos no Brasil, quase todas as universidades públicas possuem programas na área. Apesar da grande quantidade, ainda não existe nenhum mestrado em Direito ou doutorado em Direito que recebe nota máxima da Capes. Os melhores programas de pós-graduação em Direito são os das universidades federais do Paraná (UFPR) e de Santa Catarina (UFSC), das estaduais do Rio de Janeiro (UERJ) e de São Paulo (USP), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UniSinos) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

As principais áreas de concentração dos mestrados e doutorados em Direito são Ciências Criminais, Direito Tributário, Direito Agrário, Direito Ambiental, Direito Constitucional, Direito Político, Direito Econômico, Direitos Humanos, Direito Público e Direito e Democracia. As linhas de pesquisa mais frequentes são relacionadas à democracia, constituição, aos direitos humanos e aos direitos no trabalho, com destaque para Direito Constitucional e Direitos Fundamentais. Os assuntos abordados nos cursos de especialização acompanham os dos mestrados e doutorados.

Os cursos de pós em Direito são voltados para profissionais liberais, juízes, promotores, advogados públicos, professores e graduados em outras áreas, como História, Sociologia, Filosofia e Comunicação. De acordo com o coordenador da área de Direito da Capes (até 2014), Dr. Martonio Mont'Alverne Barreto Lima, atualmente os cursos de pós-graduação em Direito  têm estudado e debatido assuntos relacionados a efetivação de direitos fundamentais à proteção do consumidor. 

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Destaques