Desenho Industrial e Design


design de moto

Embora o número de programas de pós-graduação em Desenho Industrial e Design ainda seja pequeno, é uma área em considerável processo de expansão no Brasil. O país conta hoje com 14 programas de mestrado, um deles sendo mestrado profissional, e 5 programas de doutorado, mas nenhum obteve avaliação máxima na Capes. O mais bem avaliado pela coordenação foi o programa de mestrado e doutorado a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com área de concentração apenas em Design.

Os programas de pós-graduação em desenho industrial estão presentes em 15 universidades espalhadas pelo país, sendo divididos em programas de doutorado e mestrado em Design, Desenho Industrial, Design e Expressão Gráfica e Ergonomia. A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filhos (Unesp) campus de Bauru é a única no Brasil que ofereces os programas em desenho industrial, tendo como área de concentração Desenho de Produto.

Os cursos de pós em Design e Desenho Industrial visam a formação crítica, reflexiva e criativa do aluno na elaboração de produtos inovadores e atualmente se mostram bastante preocupados com questões de sustentabilidade e meio-ambiente na busca pela melhor utilização dos recursos naturais. Os cursos de especialização em Design têm como tema o Desenho de Produtos, Design Inovação e Sustentabilidade, Design e Sociedade e Design e Tecnologia entre outros.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Sul

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Nordeste

Destaques