Comunicação


Existem mais de 40 programas de pós-graduação em Comunicação no Brasil, com habilitação de doutorado ou mestrado em Comunicação, Ciências da Comunicação, Comunicação Social, Comunicação e Cultura, Comunicação e Informação, Comunicação e Linguagens, Comunicação e Semiótica, Imagem e Som, Jornalismo, Multimeios, entre outras. O programa mais bem avaliado da área é o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente coordenado pelo professor Dr. Mauricio Lissovsky.

Segundo Maurício, a Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO) se destaca pela capacidade de renovar-se e atualizar-se sem perder as características fundamentais que a caracterizaram: muito investimento na formação teórica dos alunos e no  diálogo interdisciplinar com a filosofia, a antropologia, com os estudos culturais e visuais, e também com arte. Entre os motivos da Capes em ter dado ao programa a melhor avaliação da área estão a organização do vínculo entre pesquisadores, a precisão das linhas de pesquisa, aumento da produção bibliográfica, convênios e de projetos de co-tutela com universidades norte-americanas e europeias, intercâmbio crescente com professores de importantes centros de pesquisa nacionais e estrangeiros e a realização de projetos e de seminários internacionais.

Os programas de pós-graduação em Comunicação formam a Compós, que a cada três anos determina temas a serem discutidos em grupos de trabalho, como Comunicação e Cibercultura, Comunicação e Cidadania, Comunicação e Experiência Estética, Comunicação e Política, Cultura das Mídias, Epistemologia da Comunicação, Estudos de Jornalismo, Estudos de Televisão, Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual, entre outros. De acordo com Mauricio Lissovsky, o tema mais pesquisado no campo da comunicação é a mídia, mas como os temas atuais e contemporâneos sempre ganham destaque nas pesquisas em Comunicação, a internet e a cibercultura vêm ganhando destaque.

Os cursos de mestrado e doutorado em Comunicação são voltados principalmente para graduados em cursos de Ciências Humanas, mas artistas e cineastas também são recebidos nos programas. Em relação às especializações em Comunicação, as mais procuradas são as voltadas para a comunicação corporativa, como MBA em Marketing, Comunicação Empresarial, Assessoria de Comunicação e Comunicação Interna. Outras especializações que merecem destaque são em Comunicação Digital, Comunicação Estratégica em Esportes, Sistemas de Telecomunicações, Imagens e Culturas Midiáticas, Televisão, Cinema e Mídias Digitais, Jornalismo Científico, Semiótica e várias outras.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques