Ciências Ambientais


meio ambiente

Recentemente criada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a área Ciências Ambientais antes pertencia à área interdisciplinar e por isso atraia e ainda atrai profissionais de diversos campos do conhecimento. O ramo multidisciplinar de ciências que se debruça nos problemas ambientais possui atualmente diversos cursos de pós-graduação espalhados pelo país.

O número de cursos de pós-graduação em Ciências Ambientais é maior no sul e sudeste e atualmente são mais de 70 programas com os nomes de Tecnologia Ambiental, Sustentabilidade Ambiental, Sistemas Agroindustriais, Recursos Naturais, Qualidade Ambiental, Gestão Ambiental, Ecologia Aplicada, Física Ambiental, Meio Ambiente e outros.

O Brasil possui 17 cursos de Mestrado Profissional, 26 doutorados e 52 mestrados em Ciências Ambientais reconhecidos pela Capes. Embora nenhum tenha obtido nota máxima na avaliação da coordenação, a pós da Universidade de São Paulo (USP) é bem reconhecida. As instituições de ensino brasileiras oferecem também especializações em Ciências Ambientais, além de cursos de MBA em Gestão Ambiental voltados para profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Destaques