Ciência e Tecnologia da Informação


tecnologia da informação

A área da Ciência da Informação é um campo novo, por isso ainda existem poucos cursos de pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Informação no Brasil. Atualmente, 14 instituições de ensino superior possuem cursos de mestrado e doutorado na área, divididos em programas de Ciências da Informação, Biblioteconomia e Gestão de Documentos e Arquivos. No Brasil, não existem muitas universidades brasileiras que oferecem especialização em Ciência da Informação, mas elas são geralmente ofertadas pelas faculdades de comunicação social.

A proposta dos cursos de especialização em Ciência da Informação é bastante ampla e interdisciplinar. As linhas de pesquisa das especializações são basicamente direcionadas para estudos de informação, cultura e sociedade dentro da gestão da informação e do conhecimento. Os cursos de pós-graduação em Ciência da Informação têm como áreas de concentração Informação e Conhecimento na Sociedade Contemporânea, Direções Contemporâneas da Informação, Informação, Tecnologia e Conhecimento, Produção, Utilização e Organização da Informação entre outras.

As universidades brasileiras oferecem três cursos de mestrado profissional em Ciência da Informação, 11 mestrados acadêmicos e oito cursos de doutorado. Embora nenhum deles tenham obtido nota máxima da Capes, os programas da Universidade de São Paulo (USP, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de Brasília (UnB) foram bem avaliadas pela coordenação.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques