Ciência Política e Relações Internacionais


relações internacionais

Os programas de pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais estão divididos em cursos de doutorado e mestrado em Relações Internacionais, Ciências Políticas, Diplomacia, Direitos Humanos, Cidadania e Violência, Estudos Estratégicos Internacionais, Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social, Política Internacional e Políticas Públicas. São mais de 30 instituições espalhadas pelo país, sendo que a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Candido Meneses (UCAM) do Rio de Janeiro obtiveram avaliação máxima na Capes.

Para promover uma abordagem integrada de instrumentos de análise e ideias de fatos que moldam as dinâmicas da realidade política nacional e global contemporânea, os cursos oferecem áreas de concentração em Políticas Brasileiras, Políticas Internacionais, Teoria Política e Métodos, Política Comparada, História das Relações Internacionais, Diplomacia e áreas afins.

No Brasil existem 33 cursos de mestrado, sendo quatro deles profissionalizante, e 20 programas de doutorado. Entre os mais de 30 programas de pós na área, sete são específicos em Relações Internacionais e 17 em Ciências Políticas. Política Internacional é a principal linha de pesquisa desses programas e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é a única que oferece área de concentração em Política da América Latina.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sul

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques