Botânica


botânica

Os cursos de pós-graduação em biologia na área de Botânica são oferecidos em mais de 20 instituições e universidades espalhadas pelo Brasil. Embora nenhum dos programas tenha obtido nota máxima pela Capes, os cursos de doutorado e mestrado em Botânica da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foram bem avaliadas pela coordenação.

As principais áreas de concentração dos programas que se dividem em Botânica, Biodiversidade Vegetal, Ciências Biológicas e Biologia de Fungos, que são voltados para o estudo da Morfologia e Diversidade Vegetal, Fisiologia e Bioquímica Vegetal, Sistemática e Florística, Ecologia e Concentração, Ecossistemas Neotropicais, entre outros.

Grande parte dos 37 programas de pós em botânica existentes no país, 25 cursos de mestrado e 17 de doutorado, estão voltados para estudos e preservação do solo e do ecossistema. Com linhas de pesquisa nas áreas de Botânica Estrutural, Sistemática Florestal e Ecologia, os cursos se especializaram no estudo de preservação das áreas específicas de acordo com o tipo de vegetação de cada região.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques