Bioquímica


bioquímica

O Brasil possui ótimos cursos de pós-graduação em Bioquímica, com cinco programas de referência internacional, ou seja, que recebem nota máxima da Capes. Nessa área, além dos doutorados e mestrados em Bioquímica, estão também as pós-graduações em Biologia Celular e Molecular, Biologia Funcional e Molecular, Bioquímica Toxicológica e Química Biológica. Independente do nome, todos eles estudam os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos, como o funcionamento das células, proteínas, enzimas, carboidratos e lipídios.

As linhas de pesquisa dos cursos de pós-graduação em Bioquímica estudam os processos químicos que ocorrem em agentes infecciosos, células de animais e plantas, venenos e toxinas, vacinas, inflamações, neurotransmissores, etc. As pós-graduações em Bioquímica podem se relacionar com assuntos de outras áreas, como a Biofísica, Biologia Molecular, Genética, Fisiologia e Neurociências. Essa interdisciplinaridade permite aos cursos de especialização, mestrado e doutorado em Bioquímica atraírem químicos, biólogos, médicos, farmacêuticos, nutricionistas, engenheiros de alimentos e até profissionais especializados em produtos cosméticos.

Um profissional pós-graduado em Bioquímica é bastante valorizado por empresas farmacêuticas e laboratórios especializados em cura de doenças, genética e melhoramento de plantas, cosmetologia e processos químicos em alimentos industrializados. O mercado de trabalho para especialistas e mestres é amplo e propício ao crescimento. Há mestrados profissionais em Bioquímica, todos no Rio de Janeiro.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Sul

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Nordeste

Destaques