Biofísica


Os cursos de pós-graduação em Biofísica tratam da interdisciplinaridade ocasionada ao aplicar os métodos e teorias da Física na área da Biologia. Existem poucos doutorados e mestrados em Biofísica no Brasil, destaque para Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biofísica) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que recebe nota máxima da Capes. Esses cursos podem aparecer com outros nomes também, como Pesquisa Biomédica, Biociências e Biotecnologia e Formação Científica na Biologia.

A pouca oferta de cursos não significa que a área possui poucos objetos de estudo. O campo de pesquisa da Biofísica é bastante amplo, como a Biofísica Molecular, que busca compreender os mecanismos através dos quais macromoléculas biológicas desempenham funções vitais. As linhas de pesquisa também podem estudar a relação da física com genes, neurotransmissores, células, imunidade humana e animal, etc.

Podem fazer uma especialização, mestrado ou doutorado em Biofísica graduados em Ciências Biológicas, Física, Medicina, Biomedicina, Bioquímica, Química e outras áreas correlatas. 

Áreas de Estudo

Sudeste

Nordeste

Sudeste

Nordeste

Destaques