Astronomia


astronomia

Os cursos de pós-graduação em Astronomia são voltados para estudantes com base sólida em física que desejam pesquisar sobre mecânica celeste, planetas e exo-planetas, astrobiologia, astrofísica estelar, meio interestelar e galáctica, estrutura do universo, galáxias, núcleos ativos e cosmologia, plasmas astrofísicos, métodos numéricos, radioastronomia, instrumentação, entre outros assuntos. Atualmente, existem apenas cinco programas de pós-graduação em Astronomia no Brasil, sendo o melhor deles o da Universidade de São Paulo (USP), coordenado pelo professor Dr. Gastão Cesar Bierrenbach de Lima Neto.

De acordo com o Dr. Gastão B. Lima Neto, os assuntos mais abordados atualmente nas pesquisas em Astronomia são a formação das primeiras estrelas, natureza da matéria e energia escura, formação de galáxias, origem dos sistemas planetários, astrobiologia, evolução do universo e idealização e construção das novas gerações de instrumentos científicos. Os pós-graduados em astronomia atuam essencialmente na área acadêmica, mas também podem trabalhar em museus e planetários, como divulgador de ciências ou jornalista científico, na área industrial, quando sua formação for ligada à instrumentação, e na área aeroespacial, ligada ao planejamento e monitoramento de satélites.

O site Minha Pós recomenda o Programa de Pós Graduação em Astronomia da USP. “O programa existe há 40 anos e tem a melhor nota pela inserção internacional, artigos publicados em revistas especializadas de renome internacional, enquadramento de pós-doutorandos, participação na construção de telescópios e satélites e atuação em todas as áreas da astronomia” – afirma o professor Gastão Lima Neto.

Áreas de Estudo

Sudeste

Nordeste

Sudeste

Sul

Destaques