Arquitetura e Urbanismo


arquitetura moderna

O número de cursos de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo tem crescido no país, impulsionado também pelo crescimento do setor da construção. Existem quase 30 programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, mas nenhum deles recebe avaliação máxima da Capes. Os mais bem avaliados são os da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo que neste último a área de concentração é apenas Urbanismo.

Sobre as áreas de concentração dos doutorados e mestrados em Arquitetura e Urbanismo, destacam-se a Tecnologia da Arquitetura, Ambiente Construído, Arquitetura Paisagística, História da Arquitetura e Urbanismo, Design e Arquitetura, Paisagem e Ambiente, Dinâmica do Espaço Habitado, Projeto da Arquitetura, Planejamento Urbano e Regional, entre outras. A área é muito importante para a conservação e restauração de prédios e casas construídos na época do Brasil Colônia, existentes em várias cidades históricas, principalmente em Minas Gerais e algumas cidades do Nordeste.

Atualmente, muitos cursos de especialização em Arquitetura e Urbanismo possuem como tema a sustentabilidade e o meio-ambiente, ou seja, estudam como aproveitar os recursos naturais em casas, prédios e grandes empreendimentos. Outros exemplos de especializações em Arquitetura e Urbanismo são Revitalização Urbana e Arquitetônica, Arquitetura de Ambientes de Saúde, Patrimônio Material e Imaterial, Arquitetura em Sistemas de Saúde, Arquitetura Paisagística, Arquitetura de Interiores, Arquitetura Religiosa, Urbanismo Contemporâneo, entre outras.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Nordeste

Destaques