Antropologia


antropologia

Os programas de pós-graduação em Antropologia visam a produção de conhecimentos sobre a realidade sociocultural, a consolidação e renovação do campo antropológico brasileiro e mundial e a formação de pesquisadores gabaritados para atuarem em ensino e pesquisa tanto no Brasil quanto no exterior. São mais de 20 instituições de ensino superior brasileiras que oferecem especialização, doutorado e mestrado em Antropologia divididos em programas de Arqueologia, Antropologia e Ciência Social Antropológica.

No Brasil são oferecidos 21 cursos de mestrado e 13 programas de doutorado em antropologia, sendo que os programas da Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) obtiveram conceito máximo pela avaliação da Capes. Os cursos de pós em Antropologia formam o aluno para a atuação em outros campos profissionais além do âmbito da academia, dessa forma as áreas de concentração dos cursos não se prendem apenas ao estudo teórico da antropologia.

As principais linhas de pesquisa dos mestrados e doutorados na área são em cultura e poder, etnografia do conhecimento, diferenças e identidades, processos sociais, sexualidade, gênero e corpo entre outros. Entre as áreas de concentração oferecidas pelos programas destacam-se a Antropologia Social, a Arqueologia Histórica e Pré-Histórica e a Antropologia Cultura.

Áreas de Estudo

Sul

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Destaques