Agronomia


agronomia

Os cursos de pós-graduação em Agronomia são maioria no Brasil em se tratando de mestrados e doutorados. Estima-se que há mais de 250 cursos de pós-graduação stricto sensu em Agronomia, como em Entomologia Agrícola e Fitotecnia, que são os principais. Nesta área também estão as pós-graduações em Fitopatologia, Agrobiologia, Agroecossistemas, Ciência do Solo, Entomologia, Fisiologia Vegetal, Fitotecnia, Produção Vegetal, entre outras áreas de concentração. Os cursos geralmente são voltados para Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais, Biólogos e Bioquímicos.

Atualmente, seis programas de pós-graduação recebem nota máxima da Capes, ou seja, são de nível internacional. Um desses programas é a Pós-Graduação em Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Segundo seu coordenador, Dr. Fabrício de Ávila Rodrigues, a nota máxima do programa se deve a professores especializados nas mais diversas áreas da Fitopatologia, além de uma estrutura adequada para realizar trabalhos básicos e aplicados.

Para quem se interessa pela área, Fabrício Rodrigues destaca que os cursos de mestrado e doutorado têm estudado a etiologia, a epidemiologia e o controle de doenças de plantas, enquanto nas especializações os cursos mais procurados são em Nematologia, Micologia, Bacteriologia e Virologia.

Áreas de Estudo

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Norte

Nordeste

Destaques