Pós-Graduação no Paraguai

pós graduação no paraguai

O número de estudantes de pós-graduação em busca de cursos que encaixam com seus objetivos acadêmicos e profissionais no exterior vem crescendo significativamente com os incentivos que o Governo Federal tem dado em busca de capacitar cada vez mais brasileiros, mas alguns estudantes estão escolhendo destinos poucos comuns. O Paraguai é um deles.

Além da qualidade dos cursos de pós-graduação no Paraguai, grande parte das universidades oferece outro conforto: a língua. Embora os cursos sejam ministrados em espanhol, o português também é língua habitual de alguns professores e os trabalhos de conclusão de curso ou dissertação podem ser apresentados no idioma materno dos brasileiros em passagem pelo país.

A primeira providência do aluno que segue para o Paraguai em busca de educação continuada é o passaporte. Como membro do Mercosul, o Paraguai não exige o documento para a entrada no país, mas a imigração costuma ser rigorosa com estudantes que vão passar um longo período no território, então é sempre bom estar preparado. Outro tramite burocrático que o estudante não pode esquecer é a autenticação da documentação.

Os diplomas de graduação e pós-graduação devem chegar às universidades com firma reconhecida e visto do Ministério das Relações exteriores do Brasil e do consulado do Paraguai no Brasil. Os cursos de mestrado e doutorado no Paraguai não são reconhecidos pela Capes. Para conseguir a validade do diploma, após o termino da pós-graduação, é necessário submetê-lo ao reconhecimento de uma universidade brasileira reconhecida pela coordenação na mesma área de conhecimento e nível equivalente ou superior ao do curso no exterior.

A PostgradosParaguay, assessoria que faz o intercâmbio do estudante brasileiro com as universidades paraguaias, é especializada também na preparação de toda a documentação para o pós-graduando antes  e depois do seu embarque. Os cursos mais procurados por brasileiros no Paraguai são as especializações e pós-graduações de verão e os programas de pós-graduação stricto sensu. As especializações de verão são ministradas em janeiro e julho com duração de dois anos e carga horária de 10 horas diárias. O custo médio dos programas varia entre R$ 10 mil e R$ 15 mil.

A pós-graduação no Paraguai adapta-se à legislação em vigor nos países do Mercosul, embora necessitem de validação no Brasil. As principais universidades são a Universidad Americana del Paraguay, Universidad Autónoma de Asunción, Universidad Internacional Tres Fronteras, Universidad Metropolitana de Asunción, Universidad San Carlos, Universidad Tecnológica Intercontinental e os cursos são ofertados em diversas áreas do conhecimento. 


Comentários

  • Hélder Rusche
    24 de setembro de 2014 as 17h09

    GOSTARIA DE SABER SOBRE MESTRADO NA ÁREA DE ODONTOLOGIA. ATENCIOSAMENTE HELDER.

    Responder