Cursos de Mestrado no Brasil


O Mestrado faz parte da pós-graduação stricto sensu, assim como o Doutorado. Este nível de graduação é recomendado a todos que desejam aprofundar os conhecimentos adquiridos durante a graduação ou exercício profissional. Para fazer um Mestrado não é necessário possuir uma pós-graduação lato sensu, ou seja, uma especialização, mas é recomendado.

Veja também cursos de doutorado

Existem dois tipos de Mestrado, o Acadêmico e o Profissional. Ambos conferem o mesmo grau, valem para o exercício de docência em universidades e a validade do diploma é condicionada ao reconhecimento prévio do curso. Além disso, os dois tipos de Mestrado são avaliados com a mesma rigidez pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), embora tenham critérios de avaliação específicos.

O Mestrado Acadêmico é o mais comum e raramente a palavra “acadêmico” é citada no nome do curso. Ele é voltado, principalmente, para quem deseja lecionar em ensino superior e promover atividades de pesquisa. Para conseguir o diploma ao final do curso é necessário elaborar e apresentar uma dissertação.

O Mestrado Profissional, como o próprio nome diz, é voltado para a capacitação profissional fora do ambiente acadêmico. Embora o diploma também dê direito a seguir a carreira acadêmica, ele vem a atender as necessidades do mercado de trabalho. Ao final do curso, o trabalho final poderá ser apresentado em diferentes formatos, como artigo, patente, projetos técnicos, publicações tecnológicas, produção de programas de mídia, editoria, softwares, estudos de caso, etc.

Abaixo é possível conferir alguns cursos de mestrado de 2016!

Últimas notícias


Veja abaixo, áreas de Cursos de Mestrado no Brasil: