Especialização à distância


A pós-graduação à distância faz parte da pós-graduação lato sensu, ou seja, em nível de especialização. As instituições de ensino superior brasileiras oferecem as chamadas especializações EAD (ensino à distância) também em MBA. Os cursos, embora ministrado à distância, precisam ter pólos presenciais. É bastante comum as aulas serem transmitidas via satélite ou internet e alguns programas marcam encontros esporádicos com os alunos do curso.

Apesar de a especialização à distância ser uma modalidade cada vez mais procurada por alunos que moram longe dos grandes centros de ensino e pesquisa ou por interessados em uma melhor formação profissional, mas sem tempo para fazer uma pós-graduação stricto sensu ou uma especialização, o candidato deve estar atento para a instituição que escolhe. Os cursos à distância exigem uma estrutura adequada e professores preparados para lecionar nesta modalidade de ensino.

Existe mestrado a distância? Saiba a resposta aqui!

Avaliação recente feita pelo Departamento de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra que o fato de as aulas serem a distancia não significa que elas sejam de pior qualidade, porém a desconfiança do mercado de trabalho para cursos na modalidade EAD ainda é grande. Assim como os cursos de Especialização, a Especialização à distância não é avaliada pela Capes, as instituições são apenas credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Últimas notícias


Veja abaixo, áreas de Especialização à distância: