Cursos de Doutorado no Brasil


O título de Doutor é o grau acadêmico mais alto concedido no Brasil. Este nível de pós-graduação stricto sensu é voltado para a formação de pesquisadores, dedicado exclusivamente à vida acadêmica e que busca o aprofundamento intenso em determinado campo do saber. Para obter o título é necessário, no mínimo, seis anos de estudo integral após o primeiro diploma de graduação, incluindo dois anos para a obtenção do grau de mestre. Os programas de doutorado são avaliados e classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em geral, o candidato ao doutorado deve acumular um número mínimo de créditos acadêmicos obtidos por aprovação em disciplinas de pós-graduação, não contabilizadas previamente em um programa de mestrado. Também é preciso ser aprovado em dois exames de proficiência em língua estrangeira, inglês e um segundo idioma, e conseguir aprovação em um exame de qualificação de doutorado, tudo isso antes da defesa final da tese.

O que o diferencia do Mestrado é a profundidade da pesquisa, que precisa ser bem maior, e o tema, inédito. Após concluir o doutorado, o pesquisador tem a opção de aperfeiçoar ainda mais seus estudos em uma área específica, através da modalidade de Pós-Doutorado, que lhe dará um nível de excelência em determinada área do conhecimento.

No Minha Pós é possível encontrar cursos de doutorado em várias áreas de conhecimento.

Últimas notícias


Veja abaixo, áreas de Cursos de Doutorado no Brasil: