Odontologia


odontologia

Presentes em mais de 80 instituições de ensino espalhadas em todo o país, os cursos de pós-graduação em Odontologia se concentram especialmente nas regiões sul e sudoeste do Brasil. Embora vários programas tenham sido bem avaliados pela Capes, os cursos de mestrado e doutorado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) do campi de Piracicaba obteve nota máxima pela coordenação.

As principais áreas de concentração dos doutorados e mestrados em odontologia são em Cirurgia, Destística, Endodontia, Prótese, Materiais Dentários, Clinica Odontológica, Ortodontia, Odontopediatria e Saúde Coletiva. As linhas de pesquisa mais frequentes são Epidemiologia da Saúde Bucal,  Planejamento, confecção, controle e preservação de próteses dentárias, Farmacologia na Odontologia, Tecnologia de gestão em serviços de saúde, Procedimentos cirúrgicos e protéticos em Odontologia, entre outras.

No Brasil são ofertados 21 cursos de mestrado profissional, 75 mestrados acadêmicos e 52 cursos de doutorado e grande parte deles preocupados em estudar o crescimento e desenvolvimento psicológico e somático da criança, do adolescente e do adulto dentro da odontologia. Existe também uma vasta oferta de cursos de especialização em Ortodontia e outras áreas bem diversificadas da odontologia.

Veja cursos desta área em sua região

Sudeste MG RJ SP

Sul PR RS SC

Norte AM PA

Nordeste AL BA PE PI RN SE

Sudeste MG

Sul SC

Nordeste PI

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste GO MS

Norte AM PA

Nordeste BA CE MA PB PE PI SE

Sudeste MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste GO

Nordeste BA CE MA PB PE