Fisioterapia e Terapia Ocupacional


fisioterapia

Os cursos de pós-graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional são colocados pela Capes na mesma área. Classificados como cursos da Ciência da Saúde, os programas se dividem em Ciências da Reabilitação e Fisioterapia. No Brasil, os cursos de pós em Fisioterapia e Terapia Ocupacional ainda não são numerosos e eles se concentram especialmente nas regiões sul e sudeste.

Resolução recente da ANS aumentou de seis para 12 o número de sessões de Terapia Ocupacional dos planos de saúde por ano e o Congresso estuda Projeto de Lei para incluir fisioterapeuta nas equipes do Programa Saúde da Família. Tais medidas vão aumentar a procura de profissionais da área para melhor formação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Atualmente, existe um curso de doutorado e sete cursos de mestrado em Fisioterapia e cinco programas de mestrado e dois doutorados em Ciências da Reabilitação. Embora nenhum tenha obtido nota máxima na Capes, o curso de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) foi bem avaliada pela coordenação.

As principais áreas de concentração dos cursos são em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia, Avaliação e Intervenção Terapêutica, Desempenho Funcional Humano, intervenção em reabilitação, entre outras. As linhas de pesquisa variam de acordo com a área da pós-graduação. Em fisioterapia as principais são: Dinâmica da Coordenação, Estabilidade Articular, Estudo dos fatores de risco para lesões, desempenho motor e funcional humano etc. Em Terapia Ocupacional: Envelhecimento, avaliação do desenvolvimento infantil, Avaliação e intervenção no brincar, Inclusão escolar da criança deficiente, entre outras.

Veja cursos desta área em sua região

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF

Norte PA

Nordeste AL BA CE PE PI RN

Nordeste PI

Sudeste MG SP

Sul RS SC

Nordeste PE

Sudeste MG SP

Nordeste RN