Fisiologia


Os cursos de pós-graduação em Fisiologia, estudada em áreas como Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, são ofertadas em 18 instituições de ensino superior nas modalidades mestrado, doutorado e mestrado profissional. Muitas universidades brasileiras oferecem também cursos de especialização em Fisiologia e Ciências Fisiológicas.

As principais áreas de concentração dos cursos de mestrado e doutorado em Fisiologia são Fisiologia Geral, Fisiologia Humana, Fisiologia Animal, Neurociências, Biologia Celular, Biologia Celular e Molecular, Imunologia, Neurobiologia, Neuroimunologia e áreas afins. O programa de pós-graduação em Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Minas Gerais e a pós em Fisiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de São Paulo foram avaliadas com 7 na Capes, conceito máximo e de reconhecimento internacional.

Atualmente são ofertados um curso de mestrado profissional, 16 cursos de doutorado e 20 mestrados acadêmicos em Fisiologia. As linhas de pesquisa são definidas de acordo com a linha de estudo do programa de pós-graduação: fisiologia humana ou animal. As linhas são divididas basicamente no estude da Fisiologia celular, Fisiologia Gastrointestinal e de fígado, Fisiologia geral, Fisiologia do sistema circulatório e Fisiologia Renal.  

Veja cursos desta área em sua região

Sudeste MG RJ SP

Sul PR RS

Centro-Oeste DF

Nordeste AL PE

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Norte PA

Nordeste BA CE PE

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Nordeste BA PE