Filosofia


pai da filosofia

Os cursos de Pós-Graduação em Filosofia, seja especialização, mestrado ou doutorado, preparam seus alunos para a carreira acadêmica. No Brasil, as principais linhas de pesquisa são Ética, Filosofia Política, História da Filosofia, Estética, Lógica e Filosofia da Ciência (ou Epistemologia) e Filosofia da Linguagem. Existem várias pós-graduações em Filosofia no país, mas nenhuma recebe nota máxima da Capes, que é sete.

Quatro cursos de mestrado e doutorado recebem nota seis, sendo um deles o da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo o coordenador desta pós, o professor Dr. Helton Machado Adverse, a pesquisa filosófica no nível de pós-graduação requer um conhecimento prévio da tradição da filosofia, seus principais problemas e autores. Helton Machado destaca que alunos provenientes de outras graduações das Ciências Humanas também podem ingressar nas pós-graduações em Filosofia.

Os pós-graduados em Filosofia podem trabalhar como professores em instituições de ensino superior e em escolas de ensino médio. O salário é maior em universidades federais, onde um professor doutor recém-contratado ganha em torno de R$ 7.800.

Veja cursos desta área em sua região

Sudeste MG RJ SP

Sul PR RS

Centro-Oeste GO

Nordeste AL BA MA SE

Sudeste MG

Sul PR

Centro-Oeste DF

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO MT

Norte PA

Nordeste BA CE PB PE PI RN SE

Sudeste MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste GO

Nordeste BA CE PB PE RN