Enfermagem


enfermagem

Atualmente, existem no país pouco mais de 50 programas de pós-graduação em Enfermagem, sendo que nenhum deles recebe nota máxima da Capes. Isso não significa a inexistência de ótimos cursos de doutorado e mestrado em Enfermagem. Os que merecem destaque são os programas de pós-graduação em Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo e Ribeirão Preto, e o da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ambas com nota 6 na última avaliação (2010).

As áreas de concentração mais encontradas nos cursos de mestrado e doutorado em Enfermagem no Brasil são Cuidado em Saúde e Enfermagem, Trabalho em Saúde e Enfermagem, Filosofia e Enfermagem, Educação e Enfermagem, Saúdo do Adulto, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem Fundamental e Enfermagem em Saúde Pública. Para quem não deseja seguir carreira acadêmica, há alguns Mestrados Profissionais em Enfermagem, que são voltados para a formação analítica e crítica de enfermeiros.

O mercado de trabalho para enfermeiros tem crescido muito no Brasil, o que causou uma grande oferta de cursos de especialização. Porém, vários cursos são ruins e visam apenas aproveitar a alta do mercado para lucrar. O Minha Pós recomenda os cursos de especialização em Enfermagem de programas de pós-graduação ou de instituições tradicionais na área da Saúde. O enfermeiro ou médico pode se especializar em Gerontologia, Enfermagem Hospitalar, Enfermagem Obstétrica, Gestão do Cuidado a Saúde, Atenção Psicossocial, Geriatria e Gerontologia, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Nefrologia, Educação em Enfermagem, entre outras áreas.

Veja cursos desta área em sua região

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO

Norte AC AM PA RR

Nordeste AL BA CE MA PB PE PI

Sudeste MG SP

Sul SC

Nordeste PE PI

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO MT

Norte AM PA

Nordeste AL BA CE PB PE PI RN

Sudeste MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO MT

Nordeste BA CE PB PE PI RN