Educação


tecnologia educação

Existem no Brasil mais de 100 programas de pós-graduação em Educação, vários deles de referência internacional, como os da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Dentro dessa área existem alguns programas mais específicos, como doutorados e mestrados em Educação Agrícola, Educação Ambiental, Educação e Contemporaneidade, Educação e Tecnologia, Educação nas Ciências, Educação e Comunicação, entre outros.

As pesquisas e os estudos realizados nos cursos de pós-graduação em Educação são voltados principalmente para a relação da área com a cultura, a infância e adolescência, a tecnologia no ensino, a inclusão social, a história, a política, a psicologia e a formação de professores. Os temas mais recorrentes tratam do ensino a distância, o uso de tecnologias no ensino, como tablets e lousas digitais (imagem acima), e as práticas de ensino para surdos e/ou mudos.

A diversidade de cursos na pós-graduação stricto sensu também acontece no lato sensu. Os cursos de especialização em Educação focam diversos temas da área, destaque para Educação Infantil, Didática e Metodologia do Ensino Superior, Educação do Campo, Gestão Escolar, Libras, Educação Inclusiva, Mídias na Educação e Educação a Distância. Geralmente, os melhores cursos de especialização são realizados por programas de pós-graduação.

Veja cursos desta área em sua região

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO MT MS

Norte AC AP AM PA RR TO

Nordeste AL BA CE MA PB PE PI RN SE

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO MS

Norte AM PA

Nordeste AL MA PE PI RN SE

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO MT MS

Norte AM PA RO RR TO

Nordeste AL BA CE MA PB PE PI RN SE

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO MT MS

Norte PA

Nordeste AL BA CE PB PE PI RN SE