Educação Física


educação física

Os cursos de Pós-Graduação em Educação Física têm como público-alvo, principalmente, graduados em Educação Física e Fisioterapia. No stricto sensu, o Brasil não possui nenhum curso com avaliação máxima da Capes (dados de 2011). As pós-graduações mais bem avaliadas, notas 6, são as da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro.

Para saber um pouco mais sobre a pós em Educação Física, entrevistamos o professor Valmor Tricoli, presidente da Comissão de Pós-Graduação da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. Segundo Tricoli, algumas das linhas de pesquisa mais comuns na área da Educação Física são: Rendimento físico-esportivo; Fisiologia do exercício; Saúde e aptidão física. Como conselho aos estudantes que desejam fazer uma pós em Educação Física, o professor diz que é preciso se envolver em programas de iniciação científica e começar a definir uma área de interesse para um futuro projeto de pesquisa.

Valmor Tricoli destaca também que a especialização tem ajudado bastante no mercado profissional da Educação Física. Já os cursos de pós-graduação stricto sensu não têm, ainda, grande impacto no mercado de trabalho. Por enquanto, não existe Mestrado Profissional em Educação Física, sendo assim, os cursos stricto sensu visam apenas à formação acadêmica, embora alguns pós-graduandos tenham interesse no mercado profissional.

Veja cursos desta área em sua região

Sudeste MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO

Nordeste AL BA CE MA PI

Sudeste MG SP

Centro-Oeste GO

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF MT

Nordeste PB PE RN SE

Sudeste MG SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF