Comunicação


Existem mais de 40 programas de pós-graduação em Comunicação no Brasil, com habilitação de doutorado ou mestrado em Comunicação, Ciências da Comunicação, Comunicação Social, Comunicação e Cultura, Comunicação e Informação, Comunicação e Linguagens, Comunicação e Semiótica, Imagem e Som, Jornalismo, Multimeios, entre outras. O programa mais bem avaliado da área é o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente coordenado pelo professor Dr. Mauricio Lissovsky.

Segundo Maurício, a Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO) se destaca pela capacidade de renovar-se e atualizar-se sem perder as características fundamentais que a caracterizaram: muito investimento na formação teórica dos alunos e no  diálogo interdisciplinar com a filosofia, a antropologia, com os estudos culturais e visuais, e também com arte. Entre os motivos da Capes em ter dado ao programa a melhor avaliação da área estão a organização do vínculo entre pesquisadores, a precisão das linhas de pesquisa, aumento da produção bibliográfica, convênios e de projetos de co-tutela com universidades norte-americanas e europeias, intercâmbio crescente com professores de importantes centros de pesquisa nacionais e estrangeiros e a realização de projetos e de seminários internacionais.

Os programas de pós-graduação em Comunicação formam a Compós, que a cada três anos determina temas a serem discutidos em grupos de trabalho, como Comunicação e Cibercultura, Comunicação e Cidadania, Comunicação e Experiência Estética, Comunicação e Política, Cultura das Mídias, Epistemologia da Comunicação, Estudos de Jornalismo, Estudos de Televisão, Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual, entre outros. De acordo com Mauricio Lissovsky, o tema mais pesquisado no campo da comunicação é a mídia, mas como os temas atuais e contemporâneos sempre ganham destaque nas pesquisas em Comunicação, a internet e a cibercultura vêm ganhando destaque.

Os cursos de mestrado e doutorado em Comunicação são voltados principalmente para graduados em cursos de Ciências Humanas, mas artistas e cineastas também são recebidos nos programas. Em relação às especializações em Comunicação, as mais procuradas são as voltadas para a comunicação corporativa, como MBA em Marketing, Comunicação Empresarial, Assessoria de Comunicação e Comunicação Interna. Outras especializações que merecem destaque são em Comunicação Digital, Comunicação Estratégica em Esportes, Sistemas de Telecomunicações, Imagens e Culturas Midiáticas, Televisão, Cinema e Mídias Digitais, Jornalismo Científico, Semiótica e várias outras.

Veja cursos desta área em sua região

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO

Norte PA RR TO

Nordeste AL BA CE MA PE RN

Sudeste MG RJ SP

Sul RS SC

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO MS

Norte AM PA

Nordeste BA CE PB PE PI RN SE

Sudeste MG RJ SP

Sul RS SC

Centro-Oeste DF

Nordeste BA PE