Biologia Geral


As linhas de pesquisa de Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas são muito variadas e dependem do perfil dos professores componentes de cada curso. Variam desde fisiologia, biofísica ou botânica, por exemplo, até estudos pós-genômicos ou ecologia de ecossistemas. Segundo a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFOP, Renata Freitas, o Núcleo de Pesquisas da instituição contempla três áreas, cada uma das quais contando com diferentes linhas de pesquisa. São elas: Imunobiologia de Protozoários; Bioquímica Estrutural e Biologia Molecular; e Bioquímica Metabólica e Fisiológica.

São principalmente estudantes graduados ou pós-graduados provenientes de cursos das áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde que procuram a Pós-Graduação em Ciências Biológicas. Atualmente, as grades curriculares dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, dada a amplitude dos temas pesquisados e do perfil de formação dos cientistas, pesquisadores e estudantes envolvidos, busca possibilitar ao aluno uma formação ampla e mais generalista com conhecimentos básicos da organização e da função celular enfatizando em alguns casos tópicos de imunologia, bioquímica, biologia molecular ou ecologia, por exemplo. O que define, em geral, a identidade de cada Programa é um conjunto composto por poucas disciplinas obrigatórias e um leque variado de disciplinas eletivas que permite ao estudante compor sua formação de acordo com seus interesses e seu objeto de estudo.

No Brasil, segunda a coordenadora da Pós da UFOP, as principais ofertas de trabalho para pós-graduados em Ciências Biológicas são centros e grupos de pesquisa, a maioria dos quais está ligada a Universidades. A docência no ensino superior e tecnológico também se constitui em importante campo de trabalho. Empresas que trabalham com desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologia, prestação de serviços ou marketing na grande área de Ciências da Vida também procuram profissionais pós-graduados e este campo de trabalho tem crescido na última década.

Normalmente, os profissionais com pós-graduação são melhores remunerados dependendo do nível, se mestre ou doutor, ou ainda se fez estágio de pós-doutorado. Diferente dos países europeus, por exemplo, ainda são escassos doutores em algumas áreas das Ciências Biológicas e a maioria destes é formada e permanece na região sudeste, mesmo porque é nesta região que se encontram as melhores oportunidades de trabalho. No entanto, nos últimos anos, o CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico) tem estimulado, através de editais específicos, a formação e fixação de doutores em outras regiões do país especialmente norte, nordeste e centro-oeste, o que em médio e longo prazo pode alterar o cenário atual. Além disto, o programa de expansão do sistema federal de ensino superior do Ministério da Educação e Cultura, o REUNI, permitiu a expansão das Universidades Federais nestas regiões que eram menos privilegiadas anteriormente, o que também tem contribuído para a descentralização da oferta de trabalho para pós-graduados.

Veja cursos desta área em sua região

Sudeste MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste GO

Norte TO

Nordeste BA PB PE PI

Sudeste MG SP

Centro-Oeste GO

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO MT MS

Norte AM PA RR

Nordeste AL BA CE PB PE RN SE

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO

Norte AM PA RO

Nordeste PE