Arquitetura e Urbanismo


arquitetura moderna

O número de cursos de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo tem crescido no país, impulsionado também pelo crescimento do setor da construção. Existem quase 30 programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, mas nenhum deles recebe avaliação máxima da Capes. Os mais bem avaliados são os da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo que neste último a área de concentração é apenas Urbanismo.

Sobre as áreas de concentração dos doutorados e mestrados em Arquitetura e Urbanismo, destacam-se a Tecnologia da Arquitetura, Ambiente Construído, Arquitetura Paisagística, História da Arquitetura e Urbanismo, Design e Arquitetura, Paisagem e Ambiente, Dinâmica do Espaço Habitado, Projeto da Arquitetura, Planejamento Urbano e Regional, entre outras. A área é muito importante para a conservação e restauração de prédios e casas construídos na época do Brasil Colônia, existentes em várias cidades históricas, principalmente em Minas Gerais e algumas cidades do Nordeste.

Atualmente, muitos cursos de especialização em Arquitetura e Urbanismo possuem como tema a sustentabilidade e o meio-ambiente, ou seja, estudam como aproveitar os recursos naturais em casas, prédios e grandes empreendimentos. Outros exemplos de especializações em Arquitetura e Urbanismo são Revitalização Urbana e Arquitetônica, Arquitetura de Ambientes de Saúde, Patrimônio Material e Imaterial, Arquitetura em Sistemas de Saúde, Arquitetura Paisagística, Arquitetura de Interiores, Arquitetura Religiosa, Urbanismo Contemporâneo, entre outras.

Veja cursos desta área em sua região

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO

Norte PA

Nordeste AL BA CE PE PI

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO

Nordeste AL BA CE PB RN

Sudeste MG RJ SP

Sul RS SC

Centro-Oeste DF

Nordeste AL BA PB RN