Arqueologia


arqueologia

No Brasil existem apenas quatro universidades que oferecem programas de pós-graduação em Arqueologia. Ao todo são quatro cursos de mestrado e dois de doutorado oferecidos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fundação Universidade Federal do Piauí (FUFPI), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação Universidade Federal de Sergipe (FUFSE).

Os cursos são relativamente recentes, o mais antigo deles foi aprovado pela Capes em 2003, e ainda não obtiveram nota máxima, ou seja, de padrão internacional. Os programas de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foram bem avaliados pela coordenação. As principais áreas de concentração da pós em Arqueologia são Arqueologia e Conservação do Patrimônio Cultural.

Objetivando o estudo das culturas e modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais os programas visam possibilitar a seus alunos a aquisição de conhecimentos aprofundados nesse campo do conhecimento e têm como principais linhas de pesquisa a Pré-História, Arqueologia Histórica e Antropologia Biológica.
 

Veja cursos desta área em sua região

Nordeste RN

Sudeste RJ

Nordeste PE PI SE

Sudeste RJ

Nordeste PE