Agronomia


agronomia

Os cursos de pós-graduação em Agronomia são maioria no Brasil em se tratando de mestrados e doutorados. Estima-se que há mais de 250 cursos de pós-graduação stricto sensu em Agronomia, como em Entomologia Agrícola e Fitotecnia, que são os principais. Nesta área também estão as pós-graduações em Fitopatologia, Agrobiologia, Agroecossistemas, Ciência do Solo, Entomologia, Fisiologia Vegetal, Fitotecnia, Produção Vegetal, entre outras áreas de concentração. Os cursos geralmente são voltados para Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais, Biólogos e Bioquímicos.

Atualmente, seis programas de pós-graduação recebem nota máxima da Capes, ou seja, são de nível internacional. Um desses programas é a Pós-Graduação em Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Segundo seu coordenador, Dr. Fabrício de Ávila Rodrigues, a nota máxima do programa se deve a professores especializados nas mais diversas áreas da Fitopatologia, além de uma estrutura adequada para realizar trabalhos básicos e aplicados.

Para quem se interessa pela área, Fabrício Rodrigues destaca que os cursos de mestrado e doutorado têm estudado a etiologia, a epidemiologia e o controle de doenças de plantas, enquanto nas especializações os cursos mais procurados são em Nematologia, Micologia, Bacteriologia e Virologia.

Veja cursos desta área em sua região

Sudeste MG SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste GO MT MS

Norte PA TO

Nordeste AL BA CE PB PE PI

Sudeste SP

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO MT MS

Norte AC AM PA RR TO

Nordeste AL BA CE MA PB PE PI RN SE

Sudeste ES MG RJ SP

Sul PR RS SC

Centro-Oeste DF GO MT MS

Norte AM PA RR TO

Nordeste AL BA CE PB PE PI RN